<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 23, 2003

Isto não é fácil 

A minha escuta diária da voz levou-me às terras do nunca para ler um interessante post sobre uma debate inter-religioso sobre a paz. Parece que não correu muito bem: para o relator "a desconfiança era o sentimento dominante". Pior ainda: "os conferencistas deixaram muito claro que, do ponto de vista institucional, cada uma dessas religiões foi construída contra algo, contra outra religião". Não vou tão longe. Aquilo em que concordo plenamente, e já aqui o escrevi, é que a história das religiões "é uma história de diferenciação e não de comunhão". O caminho para o ecumenismo, tal como o caminho para Deus, é um percurso duro e pedregoso. É a própria natureza humana, o tal ponto de vista institucional, que o torna difícil.
Fiquei, contudo, mais reconfortado com uma frase luminosa de Eduardo Lourenço, dita nesse debate:"a descrença não é uma vantagem prática"!
Caros incréus (perdoem a abrupta expressão) que me leiam: não tenham a mínima dúvida que é mesmo assim. Como Dupond, eu diria mesmo mais: a Fé é uma vantagem prática!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?