<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, janeiro 28, 2004

Ateus e Ateias 

Peço antecipadamente perdão por continuar a bater no ceguinho, coisa que não é muito cristã. Mas o facto é que ando fascinado com estes ateus e ateias. Descobri agora que são muito mais do que um blogue colectivo: são toda uma organização, baseada numa "American Atheists", com um logotipo engenhoso e carregado de simbolismo e até (ou não fossem exportados da América) uma bem fornecida Loja Ateia. Ando de tal forma agarrado que já aí fiz duas encomendas: uma caneca Laica, para verificar se não será uma homenagem à primeira cadela no espaço e um boné cerebral, para ver se consigo pensar como deve ser.
Eles não descuram os aspectos lúdicos da vida para o que servem uma divertida
secção humorística com uma cuidada selecção de anedotas jacobinas.
E não procuram apenas criticar, eles tem iniciativas de entre as quais avulta, pelo significado e pela tremenda eficácia, uma campanha da desbaptização para a qual recorrem a meios próprios em vez de chamarem a Rentokill. Um desses meios, é a carta de pedido de desbaptização para a qual fornecem minuta:

Senhor Padre/Reverendo,
tendo sido baptizado na igreja da freguesia de [__] no dia [__] de [__] do ano [__] sob o nome [__], eu pretendo ter o meu nome removido do vosso registo de baptismo com a seguinte menção: «declarado apóstata por carta escrita datada de [__]».
De facto, as minhas convicções religiosas e filosóficas não correspondem aquelas das pessoas que estimaram em ter-me baptizado. Assim, os seus escrúpulos da verdade, e os meus, serão aliviados, e os vossos registos ficarão isentos de qualquer ambiguidade.
Aguardando uma confirmação escrita,
Cidade de [__], aos [__] de [__] do ano de [__]
Assinatura:


É todo um mundo que desconhecia inteiramente, quiçá uma nova forma de religião que surge diante de mim.
Prometo a mim próprio que doravante me afastarei deles e não mais os referirei aqui. Antes que a perplexidade do guia se transforme em descrença.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?