<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, janeiro 26, 2004

Religiões Comparadas 

O Nuno Guerreiro começou a responder às perguntas que eu tinha feito sobre o Credo Judaico, colocado há uns dias na sua excelente Rua da Judiaria. Não quero deixar de agradecer a simpatia e profundidade com que ele o faz.
Duas reflexões apenas.
As minhas migalhas de conhecimento sobre alguns pontos mais específicos da Fé Judaica, nomeadamente a Kabbalah Luriana, das quais o Nuno se surpreende tão amavelmente, devem-se apenas à minha procura das bases primordiais da minha Fé Cristã onde o Judaísmo não pode obviamente deixar de ser considerado. Tenho aqui que referir dois livros que me orientaram e me tem inspirado neste percurso: são ambos de Paul Johnson e da Editora Imago (Bras.), são a "História do Cristianismo" e a "História dos Judeus". Recomendo-os vivamente a quem estiver interessado.
Uma outra sobre o Nuno. Tanto quanto sei dele, é um português, judeu, que exerce a sua profissão de jornalista, neste momento nos Estados Unidos. Tanto quanto sei é leigo, na medida em que os judeus o são. Ou seja não será, penso eu, um sacerdote. No entanto, desde que comecei a ler o seu blogue, não me deixou nunca de me impressionar o grau de conhecimento e interesse que tem pela sua Fé, pela essência e história da sua religião. Nunca deixou de me impressionar o lugar que esta ocupa no seu mundo intelectual. E não resisto a comparar com o conhecimento que nós, católicos, temos da nossa Fé, da História da nossa Igreja. Se o Nuno fosse católico e tivesse o mesmo grau de conhecimento que tem do judaísmo, teria certamente assento na Conferência Episcopal Portuguesa...
Mas isto são coisas para outros posts.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?