<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, janeiro 21, 2004

Unidade dos Cristãos 2 

Muito interessante o que o Rui diz sobre este assunto. Sobretudo por ser muito realista: "Os entusiasmos precipitados (sobre o ecumenismo) podem-nos levar à confusão. Às tantas, com tanta partilha e suposta unidade podemos ficar sem saber o que é importante e o que não é. A relativização dos valores religiosos adquiridos ao longo de uma vida pode ser fatal. Não faz sentido abdicar de valores que sempre se tiveram como certos apenas por uma questão de mero entendimento momentâneo".
Como sabem eu sou um entusiasta do ecumenismo, em nome do qual iniciei este blogue. Acho porém que a minha Igreja vai por um caminho de muito duvidoso resultado. Para mim a unidade dos cristãos reside no back to basics. Já aqui disse que eu e muitos outros não vemos o ecumenismo como o regresso de irmãos transviados à Verdade Pura e Eterna da Igreja Católica: o ecumenismo deve sim representar o regresso de todo povo cristão à essência profunda e verdadeira da Fé que nasceu em Cristo.
Agora este movimento não será nunca fácil e o maior erro será ignorar, como diz e bem Rui Almeida, "as concepções e ideias distintas de uma fé que decerto radica no mesmo Senhor, Jesus Cristo". De facto, estas especificidades, estes valores próprios, são muitas vezes o maior suporte da Fé dos cristãos, às vezes mais do que a própria palavra de cristo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?