<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, junho 30, 2004

É pá, grande nº da Terra! 

É dedicado à problemática da Saúde. Onde o Carlos, infuenciado já certamente pelo seu amigo João Cruz nos fala da sua cardiopatia. Onde o Fernando desenvolve a semiótica das armações na oftalmologia. Onde o Miguel fala das gravidezes precoces e da educação e moral sexual. Onde o Tim nos fala dum dos grandes problemas de hoje, que amargam a existência dos nossos professores: a falta de atenção. Eu é que destoei e fiquei-me pela semântica.
Agora a sério, algumas grandes frases a destacar:
'Julgo que a prática do Mal por negligência ou omissão decorre apenas de uma incapacidade: a incapacidade de atenção. Por vezes a prática do Mal é, simplesmente, falta de atenção, falta de uma atenção sistemática e profunda, que se pratique segundo a segundo e que nos leve a reflectir permanentemente sobre o outro e as suas necessidades, por um lado, e, por outro lado, sobre o modo como a nossa disponibilidade pode ajudar ao máximo a prevenir ou a minorar o sofrimento dos outros.' (Tim)
'Na fé que procuro alcançar, o Reino de Deus é uma utopia de libertação absoluta, cuja exigência foi paga por Jesus com a morte. A conversão de cada um implica uma radical mudança do modo de pensar e de agir no sentido de Deus, na construção de uma nova ordem, de um novo sentido de vida que responda aos anseios mais profundos do homem.' (Carlos)
'Hoje, como há 11 anos, a valorização positiva do prazer e do sexo continua a ser tabu para o clero e, muitas vezes, vergonha para os leigos. No Verão quente, a Igreja continua a vestir roupas de Inverno e a discutir o sexo dos anjos.' (Miguel)
'Entretanto, se estes são importantes dados semióticos, este texto não visa investigá-los desse modo. Visa perguntar: quando um oculista coloca a um padre uma série de óculos e se entre eles estiver um par que lembra os óculos de Tarantino, o que deve fazer? – Deve escolhê-los? – Deve recusá-los? – Se os escolhe, sucumbiu à cultura do tempo? – Ou apenas a utiliza?' (Fernando)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?