<$BlogRSDUrl$>

sábado, setembro 11, 2004

Modelo vinte e dois 

Era também 11 de Setembro e todos relembravam aquilo e falavam do choque de civilizações e de guerras de religiões e de fundamentalismos islâmicos, cristãos, judaicos, enfim, o diabo. E eu, que vinha matutando solitariamente na minha fé, no diálogo inter-religioso e noutras coisas amenas para me distraír duma situação arrastada e frustrante que me moía o juízo, resolvi começar a pôr por escrito aquilo em que pensava, de preferência num sítio de passagem. E entre afixar cartazes em tapumes ao lados daqueles cartazes da gnose, das quintinhas no Bombarral e dos catálogos de sex-shops e pôr uns posts num blogue, optei por esta última possibilidade, então muito mais na moda. Foi então e assim que dei início a isto.

E esta coisa acabou por ocupar um lugar inesperadamente importante na minha vida. Num ano extremamente difícil para mim em muitos aspectos (ainda assim não os mais importantes), isto funcionou para mim como um refúgio, um ansiolítico, um motor de reflexão, um escape, uma inspiração, um estímulo para tentar ser de acordo com aquilo que escrevo. Em suma e afinal, um guia. Guia para mim próprio, que de um guia bem precisava e preciso ainda. Mas não se diga que tenho a pretensão e o orgulho de me guiar a mim próprio. De forma alguma. Como não quero passar por beato ou por místico ou por cristão carismático, vou dizer-vos isto bem baixinho: aqui como em nenhum outro lado tenho sentido, ao escrever, uma coisa estranha, difícil de definir, que parece por vezes iluminar-me o pensamento, embora outras vezes se cale num silêncio persistente. Como tenho fé penso que seja o Espírito Santo.

E há outra coisa. Este guia guiou-me até pessoas que são hoje verdadeiros amigos, embora não os conheça na sua grande maioria: o Fernando, o vizinho, o Carlos, a Conceição, o Tiago, a Maria, o Pedro, o João e a Viviana, o Tim, o Rui e o Miguel, o Lutz, o Marcus e o Marco, a Rosário, o Samuel, o Paulo, o Nuno, o Bernardo, o Filipe e o Zé Filipe, o outro Tiago, o Walter, a Milene e outros mais. Neste Balanço e Demonstração de Resultados são eles os melhores activos. Graças a Deus, que nos inspira a todos.

Continuemos pois.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?