<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 10, 2004

post de 4ªfeira 

Apenas para duas coisas.
Uma para falar da edição de hoje da Terra da Alegria, pois claro. Onde eu explico porque é que gosto de filmes americanos. Onde o Timshel me surpreende mais uma vez com os seus conhecimentos de física teórica. E me ensina algo que eu não conhecia: o conceito do instanton, um objecto matemático pré-Big Bang, no qual estaria implícita ou contida toda a informação sobre o futuro Universo. E mais uma vez fico a pensar que a Bíblia nos dá profundas indicações cosmológicas: lembrei-me logo de S.João a dizer-nos que no princípio era o Verbo (ou Logos). Dá que pensar. Mas adiante. O Fernando, a propósito dos mártires e das suas certezas, diz uma coisa que me vai também fazer pensar nos próximos dias, a mim o apologista da dúvida: que "só podemos aprender qualquer coisa se nos rendermos ao que temos de aprender. O que implica por arrastamento a aceitação da autoridade. É a submissão, não a dúvida, a autoridade, não a crítica, a primeira fonte de conhecimento". Já o Miguel continua uma série de importantes reflexões sobre a Igreja que nos orienta na Fé mas que anda também muito precisada de orientação. Orientação que pode vir dum movimento de que nos fala o Carlos e que eu quero conhecer melhor pois parece ter muito a oferecer aos que querem viver em nome de Cristo: Taizé.
Mas queria falar de uma outra coisa. Hoje o meu amigo, conterrâneo e quase português Lutz, que, pelos vistos, é einem berliner, oferece-nos uma lindíssima evocação do muro e dos dias da sua queda. A imprimir e guardar.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?