<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 20, 2004

Ver para crer 

Não é uma Bíblia escrita à mão mas uma Bíblia desenhada à mão, quase toda ela, do Génesis ao Apocalipse. Descobri-a ontem em casa dos meus pais, numa edição fac-similada duma obra absolutamente fascinante e, para mim, totalmente ignorada. Estou a falar do Livro das Idades ( De Aetatibvs Mvndi Imagines) de 1543-1573, do pintor português renascentista Francisco d´Hollanda. Trouxe-a para minha casa e fiquei até às tantas a embasbacar para aquela história ilustrada do Mundo segundo a teologia católica quinhentista. Os 7 desenhos dos 7 dias da criação, os desenhos do dilúvio, da torre de Babel, das pragas do Egipto, da morte dos inocentes a mando de Herodes, das ascenções de Cristo e de Maria, a morte de Paulo, as 10.000 virgens, todo o Apocalipse de João e muiutíssimo mais. A representação visual da Bíblia como nunca a imaginara. As legendas em latim, com algumas anotações manuscritas em português vetusto. Uma experiência epifânica. Um espanto absoluto. Que segundo parece se esconde na Biblioteca Nacional de Espanha!

Andei pela net a ver se encontrava reproduções desses fantásticos desenhos para partilhar alguns aqui no Guia mas nada de nada. Teremos de remediar isso.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?