<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, setembro 21, 2006

compreender o Outro 

Lia-se anteontem na ecclesia:

Vaticano lamenta «leituras precipitadas» das palavras do Papa

O novo Secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Dominique Mamberti, disse hoje que "foi feita uma leitura precipitada" do discurso pronunciado pelo Papa na Universidade de Regensburg, que provocou uma dura reacção do mundo muçulmano. O Arcebispo marroquino considera esta leitura a principal razão das polemicas com o Islão, segundo declarou em entrevista à Radio 24 (IlSole24ore) da Itália. "Uma das minhas prioridades, assim que regressar a Roma, em Outubro, será levar o diálogo (com o Islão, ndr) por diante", disse D. Mamberti. "A diplomacia é, justamente, tentar compreender as razões do outro e fazer com que o outro entenda as nossas próprias convicções", frisou.

Sinto sempre ser meu dever dar a minha contribuição para a compreensão do Outro. Fui pois respigar umas coisitas e encontrei isto, à atenção do D.Mamberti. É uma homilia dum tal sheikh Ibrahim Mudeiris transmitida pela TV da Autoridade Palestiniana:




Dir-me-ão que não podemos avaliar esta prédica anti-judaica desconsiderando o enorme e absurdo sofrimento do povo palestiniano. Concordo plenamente. Que é uma tentativa para manter o ânimo do povo crente, dele tão precisado. Será certamente. Mas repare-se que a arenga deste suavíssimo prelado vai sempre em crescendo e termina num verdadeiro êxtase espiritual:

«Nós dominámos o Mundo antes e, por Allah chegará o dia em que dominaremos o mundo novamente. Chegará o dia em que dominaremos a América. Chegará o dia em que dominaremos a Inglaterra e o mundo inteiro – excepto os Judeus. Os Judeus não gozarão de uma vida tranquila sob o nosso jugo pois são traiçoeiros por natureza, como o foram ao longo de toda a História. Chegará o dia em que tudo ficará liberto dos Judeus – até as pedras e árvores que foram danificadas por eles. Escutem o Profeta Maomé que vos falou àcerca do funesto fim que aguarda os Judeus.»
Talvez o Paléologo tenha até alguma razão, afinal...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?